Dicas pra lançar um Software rentável

Uma das coisas que percebi após vários tombos é que, lançar um produto baseado em achismos é quase sempre um "fracasso". Coloquei em aspas porque existem exceções. Mas são raras. Pra criar novos produtos, existe jeito certo e errado. Após alguns fracassos, estou firmemente convicto disso.

Pouco tempo atrás, tive a "brilhante" ideia de lançar um aplicativo que mostrasse os postos de combustível mais próximos e o preço do combustível atualizado. Uai, mas isso já não existe? Sim, mas minha ideia principal era que os próprios postos atualizassem os preços, sendo assim, eles sempre estariam atualizados e tal. O principal problema é que não fui falar com donos de postos antes de desenvolver.



Imagem do Enche o Tanque, meu "brilhante" aplicativo


Coloquei a mão na massa e, 2 meses depois, o aplicativo estava pronto. Lindo, funcionava que era uma beleza, só faltavam os clientes. Aí eu fui pra rua, fazer o que eu deveria ter feito antes de iniciar o desenvolvimento do aplicativo. Fui atrás dos clientes.

E semanas depois, passando de posto em posto de combustível, não consegui nenhum cliente. Falei com donos de postos de combustível, e para a maioria deles, o melhor seria ter um App próprio, com recursos de fidelização de clientes. Pelo menos descobri o modelo de negócios. Mas já tinha perdido 2 meses em serviço, muito código, muita coisa feita. 

É claro que teve o aprendizado, aprendi trabalhar com Geolocalização, Mapas, e outras coisas interessantes. Mas eu poderia ter aprendido tudo isso construindo o produto certo.

Então, a minha principal dica é: Antes mesmo de colocar a mão no código, ou de criar seu produto, crie um Canvas do Modelo de Negócio (Business Model Canvas). O SEBRAE tem uma ótima ferramenta pra isso: https://www.sebraecanvas.com

Depois, converse com os futuros clientes. Entenda o problema ou necessidade deles, verifique se sua solução se encaixa. Vá melhorando seu Busines Model Canvas pra entender o modelo de negócio. Confesso que estou aprendendo à utilizar isso e é incrível como, ao conversar com o futuro cliente, você entende justamente o que ele precisa.

De repente, você chega com 10 hipóteses, e apenas uma delas é tudo que o cliente precisa. Aí ele te dá mais uma ideia, e pronto. Ao invés de 10 funcionalidades, você desenvolve apenas duas, e pronto.

É isso. O melhor é não se afobar, achar que sua ideia é a "matadora", a maior invenção da humanidade depois da roda. Calma. Pode não ser o momento certo pra sua ideia. Ou de repente, as pessoas precisam dela, mas com alguns ajustes. Não tem como adivinhar se o cliente vai gostar das suas hipóteses. Tem que conversar.

E conversando, você descobre coisas importantes. Descobre que ao invés do público 18-35 anos, ela pode ser voltada para 20-45 anos. Público feminino? De repente tem homens que também queiram utilizar seu produto. E assim por diante.

Para aprender mais sobre isso, tem um ótimo curso na Endeavor, intitulado Como Construir a Empresa Certa para os Clientes Certos. O curso é totalmente gratuito e de qualidade, ensinando todos os passos para a criação e lançamento de um produto, como conduzir entrevistas, avaliar o mercado e muito mais.

Parafraseando Augusto Cury: "Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros."

Bora lançar software rentáveis? Fui... Pra rua falar com prováveis clientes!! :D



EmoticonEmoticon